INOVAÇÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE

Entenda-se o caráter de inovação social do Flores do Morro por combinar os saberes e experiências de cada uma das estudantes envolvidas, com os saberes das participantes e com os recursos disponíveis à mão, em um trabalho desenvolvido por um grupo organizado pela própria comunidade, em que o foco não está apenas no produto (como resultado), mas nos materiais e no processo de criação.

Atuamos com a inclusão, do ponto de vista social, à medida que trabalhamos com mulheres em vulnerabilidade social, muitas delas idosas e/ou com deficiências e buscamos um engajamento de todas, de acordo com cada particularidade. Em relação à sustentabilidade ambiental dos produtos e seus ciclos de vida, priorizamos a criação a partir de insumos disponíveis, reutilizando materiais que seriam descartados por empresas ou pequenos comerciantes - como retalhos de tecidos, garrafas pet, tampinhas de garrafas, jornais e embalagens de vidro - ou até mesmo, pelo próprio coletivo, como papéis utilizados, que podem ser transformados em embalagens.

Quanto à sustentabilidade econômica, o grupo já possuía uma atividade de trabalho anterior ao estabelecimento de parceria com a UFMG. Portanto, levou um tempo para entendermos as reais demandas das participantes, na tentativa de equilibrar os desejos individuais com as necessidades do coletivo. Assim, a questão da possibilidade de venda de produtos surgiu aos poucos, à medida que as participantes percebiam a qualidade de suas produções, bem como a necessidade de compra de novos materiais.


Fonte: Portfólio Flores do Morro - Março de 2020.

Nossos contatos:

@floresdomorro

facebook.com/floresdomorro

floresdomorro@gmail.com

www.arq.ufmg.br/flores
INOVAÇÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE
Article Number: 424
Read. 61 Time.
Rate this article.
Thank you for your vote.

This article was written by:

Contact Me.

  • Email
View More. Close.

article.Autor.author_review

Other articles written by this Author.