PEDRAS NOS RINS.

TRATAMENTO.

Os cálculos urinários acometem de 2 a 3% da população. A média de hospitalização é de 1,42 por mil pessoas. Entre 10 e 30% dos pacientes com cólica renal necessitam internação hospitalar. A retirada do cálculo é indicada quando há obstrução significativa, deterioração da função renal, infecção ou dor de difícil controle. A decisão de intervenção é influenciada por muitos fatores, incluindo probabilidade e tempo de eliminação, dor e necessidade de narcóticos.


TRATAMENTO MEDICAMENTOSO.

O controle da dor, em adultos, é realizado com a aplicação de analgésicos por via endovenosa. O uso de medicamentos deve ser progressivo e ordenado, dependendo do alívio ou não da dor. O esquema que temos utilizado é o seguinte:

1 - Dipirona 2ml EV (só pode ser repetida de seis em seis horas).
2 - Valdecoxib (Bextra) - deve-se estar atento para as contra-indicações e principalmente ser evitado em pacientes menores de 18 anos e naqueles com função renal diminuída.
3 - Meperidina (Dolantina) ou Morfina (Dimorf) - uma ampola diluída em 8 ml de água destilada, aplica-se em doses de 2 ml endovenosas até de uma em uma hora se for necessário.

A ingestão forçada de líquido parece não ajudar a eliminação, pois reduz o peristaltismo do Ureter. A urina deve ser coada ou a micção de ser coletada em um vidro para verificar a saída do cálculo, que poderá ser analisado laboratorialmente.

TRATAMENTO CIRÚRGICO.

No século dos cirurgiões, a cirurgia aberta foi o único tratamento intervencionista disponível para o cálculo ureteral. A ureterolitotomia é rápida, muito eficiente, de baixa morbidade, mas uma técnica muito invasiva para os padrões atuais. Alguns urologistas mais progressistas utilizavam a via endoscópica, retirando os cálculos com sondas extratoras controladas apenas por fluoroscopia.


Dr. Gustavo Caserta Lemos - Urologista - Hospital Israelita Albert Einstein - SP -
Article Number: 299
Read. 286 Time.
Rate this article.
Thank you for your vote.

This article was written by:

Marcelo Cândido Rodrigues

Contact Me.

  • Email
  • Email
View More. Close.

article.Autor.author_review

Other articles written by this Author.