PREVENÇÃO DA DOR LOMBAR (1)

Quais as  principais medidas que, na sua opinião, auxiliam na prevenção das dores lombares ?.

As dores lombares seriam menos frequentes se os adultos mantivessem a musculatura do tronco e do dorso em condições adequadas, através de programas individualizados de ginástica ou outros exercícios regulares (andar vigorosamente, nadar ou pedalar). O período da manhã seria o ideal para realizá-los, pois a musculatura tende a se enrijecer, durante a noite, pela inatividade. Outras medidas úteis na prevenção de lombalgia seriam:

1. Na movimentação ativa diária: Recomenda-se movimentos harmoniosos, sem mudança de posição: uma pessoa não deve girar - de modo brusco - ao ser chamada, ao atender o telefone, ao varrer o chão e ao procurar um objeto em um estante próxima. Ela deve se educar no sentido de não tentar  instintivamente, interceptar um objeto que pode escapar das mãos e cair ao solo. Também deve procurar movimentar-se periodicamente, ao realizar viagens de carro, ônibus ou avião.

2. No transporte e movimentação de objetos: Ao movimentar um objeto, optar por empurrar-lo, puxá-lo ou rolá-lo; se precisar levantá-lo do chão, agir como um halterofilista: flexionar as pernas, segurar o objeto e elevá-lo junto ao corpo. Não levantar, sem auxílio, objetos cujo peso supere 20-25% do próprio peso corporal. Não carregar bolsas, malas ou embrulhos pesados ​​por períodos prolongados (mais de uma hora); Se possível, utilize malas com rodas. Jamais carregar todo o peso das bagagens de um lado só no corpo: é sempre útil distribuir o peso igualmente entre os dois braços.

3. Posição de  estudo e trabalho: A mesa ou bancada para o desempenho das atividades de trabalho ou estudo deve ter uma altura adequada, de modo a impedir que se adotem oposições viciosas (braços que ficam incomodamente elevados ou, ao contrário, dorso excessivamente curvados para a frente). Como, em geral, os móveis são construídos para um padrão de altura médio de 1,70 metro, pode ser preciso o uso de calços para elevar uma mesa / bancada ou cadeira. Não se deve permanecer sentado por longo tempo: é útil, levantar-se periodicamente, e caminhar alguns metros, para relaxar a musculatura contraída.


DR. LELAMB - Diário da Tarde - 11/06/1992
Article Number: 366
Read. 49 Time.
Rate this article.
Thank you for your vote.

This article was written by:

Contact Me.

  • Email
View More. Close.

article.Autor.author_review

Other articles written by this Author.