PRODUTOS CADA VEZ MAIS DESCARTÁVEIS

Obsolescência das mercadorias vendidas no País em prazos a cada dia mais curtos chama atenção de instituições de defesa do consumidor. Informações sobre a necessidade.

Você já escutou em casa, sem trabalho ou entre grupo de amigos, alguém comentando que antigamente os produtos duravam mais ?. Tinha uma longevidade que passava por uso ?. A TV que garante diversão na infância sobrevive firme no seu papel até a adolescência. A velha e boa máquina de lavar, quem diria, chegará mais de 20 anos. A vida curta e descarte acelerado de produtos não são uma simples dor entre os brasileiros. A questão está na pauta de órgãos de defesa do consumidor e meio ambiente e recebeu o nome de  obsolescência.
O fenômeno ocorre quando um produto deixa de funcionar em um prazo relativamente curto, levando o consumidor a descartá-lo bem antes de planejar, seja o valor mais alto do produto ou a falta de peças no mercado. Mas também existe uma obsolescência provocada pelo ritmo rápido das mudanças tecnológicas. Entidades de defesa do consumidor apontam que a lei garante a informação clara e precisa e por isso é direito do brasileiro conhecer a expectativa de vida mínima dos produtos. "Essa é uma informação crucial, de risco para o consumidor e que não é clara. Diante disso, ele pode cancelar ou mesmo adiar uma decisão de compra", explica Marcelo Barbosa, coordenador do Procon Assembléia.
Desde que Thomas Edson inventou a lâmpada no século 19, passou a ser uma busca na indústria. O produto chegou a resistir por mais de duas mil horas. Mas lá para muita coisa mudou. Desde uma matéria prima utilizada nos produtos até à sua qualidade. A designer Leila Houara que o diga. Até hoje, ela preserva alguns equipamentos de mais de três décadas de vida, por desconfiar dos produtos novos. O velho espremedor de frutas foi composto há 30 anos e todos os dias pela manhã prepara o suco da família. Até hoje o espremedor nunca deixou Leila na mão. 
"Outros aparelhos mais modernos já passaram por aqui.

Estado de Minas - 03 de dezembro de 2012 - Marinella Castro de Paula Takahashi
PRODUTOS CADA VEZ MAIS DESCARTÁVEIS
Article Number: 317
Read. 142 Time.
Rate this article.
Thank you for your vote.

This article was written by:

Contact Me.

  • Email
View More. Close.

article.Autor.author_review

Other articles written by this Author.